Trilha da Matilha
Adestramento Profissional de Cães
Cartilha de Comportamento
O essencial para que seu cão cresça comportado e saudável!!!
Décima primeira parte
Por que não deixar o cachorro conduzir e tomar a iniciativa durante a caminhada?
A maioria dos cães quando sai para passear pela primeira vez, costuma puxar o dono pela coleira. Se isso for permitido pelo dono, com certeza ele fará novamente, pois entenderá que quem está no comando é ele. Isso é muito desagradável, mas é um comportamento normal, pois o cão poderá ficar ansioso, nervoso, com medo ou simplesmente tomando a liderança das caminhadas. Outra atitude muito comum é o cão querer cheirar tudo, principalmente quando ele sente o odor de outros animais, isso muitas vezes se torna um vício e acaba atrapalhando o andamento do passeio. Diga-se, que, é muito importante que os cães explorem e sintam todos os odores, inclusive o cheiro de outros animais, pois é assim que eles desenvolvem seu olfato e se comunicam com seres da mesma espécie. Porém é o tutor do cão que mostrará a ele a hora e lugar exato para brincar e desenvolver seus instintos como olfato e interação com outros animais.
Como evitar o problema: O ideal é que durante o passeio a coleira fique frouxa, sem ser puxada pelo cão. Por exemplo, se o cão puxar a guia pra chegar até uma árvore, pare, faça o cão voltar atenção em você novamente, espera até que a guia fique frouxa e continue a caminhada. Com a guia frouxa, dê um sinal para que ele siga até a árvore para cheirar e explorar. Se ele puxar de novo, pare novamente e repita esse processo até ele entender que ficando ao seu lado com a guia frouxa, ele chegará onde quiser. Se ele puxar, o passeio não continua. É preciso ter paciência.
Dica: Use uma guia longa para que você possa, após um gesto ou comando, liberar o cão para fazer as necessidades, cheirar e explorar os ambientes.
Dica: Use uma guia longa para que você possa, após um gesto ou comando, liberar o cão para fazer as necessidades, cheirar e explorar os ambientes.