Estudos Caninos
Hierarquia e Humanização Canina
Conceito de Liderança Positiva
Acredita-se que os cães domésticos foram desenvolvidos a partir de uma espécie de canídeo específica. Porém, provavelmente, alguns cruzamentos com lobos também foram dados ao longo da história. O que se percebe é que a comunicação entre Lobo e Ser Humano é muito difícil por conta de suas características selvagens. Já os cães possuem maior sensibilidade e capacidade de interagir com outras espécies, buscando entendimento e se fazer entender.
Dado esse conceito podemos compreender que o que nos leva a perder o controle dos nossos cães é a falha comunicação, pois sempre o que está em jogo é a relação interespécie.
Algumas espécies como os macacos, os gatos e os papagaios por exemplo, também tem a facilidade de interagir com os seres humanos, mas só os cães compreendem os humanos como matilha, ou seja, trabalham juntos e interagem em prol de um objetivo em comum.
Isso nos traz aspectos essenciais de compreensão da Hierarquia Canina.
A liderança de um cão terá de ser conquistada com clareza de comunicação, coerência nas repetições e postura firme com positividade, ou seja, nunca através de imposição ou violência, pois dessa forma ele jamais irá confiar e ficar em posição de submissão ao seu tutor (líder).
Quando essas questões são invertidas os cães ficam confusos, começam a interpretar e agir por conta própria, e isso produz cães dominantes e líderes de matilha.
Humanização dos Cães
É o comportamento e a comunicação de uma pessoa com seu cão baseado na psicologia humana, ou seja, gestos e sinais que só os humanos podem entender entre si. Por isso é essencial entender e aplicar a psicologia canina, a linguagem corporal e os sinais caninos (calming signals). Um exemplo comum é ficar exageradamente passando a mão no cão. Isso no mundo canino poderá ser interpretado por ele como lambeduras e passar a informação de que ele é o líder na relação.
Não “humanizar” os pets é um aspecto muito importante para não deixá-los confusos na relação com seu tutor. Receber informações desconhecidas deixará o animal alheio à informação e o levará a tomar a iniciativa em todas as situações.
Importante: Não precisamos nos privar de nada, nem de carinhos e agrados, basta fazer a lição de casa. Se a nossa liderança positiva e hierarquia estão bem estabelecidas, o restante é garantido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário