Qual melhor cão para você?

Cães, independentemente do sexo, são companheiros por excelência. Em se tratando de espécimes não castrados, as fêmeas são mais procuradas para essa finalidade, tendo um valor de venda em torno de 20% a mais do que os machos. “Mas isso se aplica apenas a aquisição de cães para companhia, pois cães para exposições e beleza o que determina o preço é a qualidade do exemplar”.
“Seja macho, seja fêmea, nosso melhor amigo não desaponta na arte de nos fazer companhia: as cadelas, contudo, são mais procuradas para essa finalidade e tendem a ser mais fáceis de conduzir e conviver”.
O macho desde cedo sob influência da testosterona (hormônio masculino), tendem a ser mais agitados e turbulentos, por isso, costumam ser mais brigões e territorialistas. Naturalmente esses traços comportamentais não são definidos apenas, nem sobretudo, pelo gênero do cão, mas também por questões raciais, individuais e ambientais, como educação e socialização. De todo modo, em linhas gerais, machos são mais propensos a desafiar a liderança tanto de colegas da mesma espécie quanto de nós, humanos.
Marcação de território e simulação de monta, comportamentos pronunciado em machos não castrados: uma das principais razões que levam as pessoas a preteri-los em relação às fêmeas.
Ainda que ambos os comportamentos se manifeste de forma bem mais acentuado no universo masculino, não são exclusividades deles. Fêmeas também simulam a monta e demarcam território. O que importa, entretanto, é a educação dada pelos proprietários, ou seja, atenuar o já menor instinto natural das fêmeas nesse sentido e não reforçar o já maior instinto dos machos. Pois muitos donos de cão do sexo masculino tende a achar graça na iniciativa dos cães e até compram brinquedos próprios para essa finalidade.
Quanto à marcação de território feminina, ocorre mais na época do cio, quando os hormônios de reprodução estão em alta, e principalmente de houver mais de uma fêmea na casa. esse é um ponto fraco das fêmea, pois não é só preciso resguardá-las para evitar uma gravidez indesejada como é necessário, é preciso também lidar com o sangramento e ânimos possivelmente alterados.
Quero um cão para guarda
De raça pura ou indefinida, do sexo masculino ou feminino. Não importa. Se o cão tiver bom instinto para guarda, dará conta do recado. Ainda assim, machos tendem a levar certa vantagem na função. Quando se fala em proteção, aparência ameaçadora é fator relevante. Machos costumam ser maiores e mais fortes que fêmeas. Portanto, mais intimidadores. Além disso, a fêmea tem o período do cio, que eventualmente requer que fiquem mais resguardadas, ou no caso de prenhez necessitam de uma folga na faze de amamentação. Já os varões não só estão prontos para a labuta todos os dias do ano como tendem a percorrer a propriedade com maior frequência para demarcar território. Dessa forma, fazem-se mais presentes, o que colabora para inibir a eventual ação de invasores.
![]() |
Aparência intimidadora: machos são maiores |
Em busca do segundo ou mais cães
Para quem já tem um cão, a dica dos especialistas é que o segundo exemplar seja do sexo oposto. Também é recomendado que pelo menos um deles seja castrado – essa cirurgia, afinal, tende a tornar os cães, independentemente de sexo, mais calmos e menos combativos. “Em geral, os pares caninos mais seguros no que se refere a diminuir o risco de conflito são compostos por casais”. Para obter um terceiro cão, o mais indicado é optar pelo mesmo sexo do que seja de temperamento mais tranquilo. Se os dois integrantes da dupla mais antiga forem bastante sociáveis, o melhor é que o terceiro exemplar seja uma fêmea. “Quanto mais cães, todavia, incluirmos nessa equação, maiores serão as chances de briga”, fica o alerta!
Quero o cão mais bonito
Regra do reino animal: as fêmeas escolhem os parceiros, não o contrário. Dessa regra recorre outra: machos são mais bonitos. Eles, afinal, precisam de atrativos para competir pela preferência delas. Desnecessário dizer, mas digamos: em se tratando de espécies domésticas, em particular em contexto de criação organizada, não é a fêmea que diz sim para determinado candidato, tampouco o candidato precisa de dotes para convencê-la de coisa nenhuma. Fica tudo a cargo dos donos. Seja como for, no quesito soberania da beleza masculina, a mãe natureza prevaleceu até em animais domésticos.
![]() |
Akita: os machos são de etrutura maior |
Principais características de cada sexo
Macho
● É mais exuberante fisicamente;
● Tende a se sair melhor em exposições de beleza;
● Leva vantagem na guarda;
● Costuma ser mais barato (se comprado para a finalidade de companhia);
● Não passa pelo cio e respectivos inconvenientes.
Fêmea
● Costuma ser mais dócil;
● Testa menos a liderança dos donos e condutores;
● Menos possessiva com outros cães;
● Aprende mais facilmente como a usar como banheiro apenas o local determinado pelo dono;
● Não tem forte instinto para simular a monta na perna das pessoas e em objetos.
matéria realizada pela revista cães & CIA
www.caes-e-cia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário