terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Um Natal e Ano Novo mais feliz para seu cão

Festas, fogos, fugas!



Proteções oculares são uma boa opção para diminuir os ruídos gerados pelos fogos de artifício

Não há estatísticas sobre quantas fugas e mortes resultam do pandemônio que é o “foguetório” do réveillon, mas é sabido que são uma enormidade. Tanto que nos primeiros dias de janeiro aumenta consideravelmente nos sites especializados e nas redes sociais a quantidade de anúncios de animais perdidos. Existem dicas que ajudam a evitar o problema. Muitas delas já foram divulgadas nas tradicionais campanhas sobre o assunto.

Dicas de prevenção:

1) A melhor forma de prevenir fugas e acidentes nessa época é ficar ao lado do seu cão ou gato, pois ele se sentirá mais seguro e protegido no horário da queima dos fogos e agitação. Porém se não for possível estar com seu animal nesse momento, tenha o máximo de cuidado ao escolher com quem e onde ele ficará, verifique se ele terá toda atenção e cuidados necessários, seja num hotelzinho para animais ou por alguma pessoa responsável;

2) Mantenha sempre cães e gatos com coleira e plaquinha contendo o número do seu telefone de contato – essa é uma das medidas mais efetivas para um animal perdido retornar ao lar;

3) Nunca deixe o cão preso com coleira e guia – animais mais assustados podem morrer enforcados ao tentar escapar;

4) A partir do final da tarde do último dia do ano coloque os animais que mais se assustam em um ambiente fechado, seguro e se possível com música suave (retire objetos que possam ser quebrados ou oferecer algum tipo de perigo ao animal);

5) Uma semana antes do réveillon comece a dar florais de Bach aos cães e gatos para ajudá-los a equilibrar as emoções. Encomende numa farmácia homeopática ou de manipulação a seguinte formulação contendo seis essências num só frasco: Rescue, Cherry, Plum, Rock Rose, Larch Vervain e Sweet Chestnut (receita da terapeuta floral Deolinda Eleutério, que segue norma técnica setorial voluntária para terapia holística – NTSV – TH002). Não deverão ser colocados conservantes na fórmula. O custo é de cerca de 15 reais e a duração do produto é de 10 a 15 dias.

Mantenha o frasco na geladeira e, independentemente do tamanho do pote de água dos animais, coloque nele 10 gotas dom produto. Repita o procedimento a cada troca de água (faça-a no mínimo duas vezes por dia), até o término do frasco. Caso o animal não tome água no pote, dê quatro gotas diretamente na boca dele, quatro vezes por dia. Importante: florais não possuem componentes químicos, não têm contra-indicações e tratam as emoções, não substituindo o tratamento médico veterinário;

6) Se, mesmo com todos os cuidados um animal fugir, aja o mais rápido possível. Faça cartazes com a foto dele e, logo ao amanhecer, espalhe-os pela região. Além disso, registre a perda do animal em sites de relacionamentos.



Cuidados com excessos de alimentos nos dias de festa

A empolgação gerada com as festas de final de ano podem trazer problemas de saúde aos animais de estimação. É comum deixá-los provar algumas das guloseimas ou experimentar os pratos principais das ceias, pois familiares e amigos acabam ficando com pena do bichinho, se empolgam, e acabam oferecendo a ele diversos tipos de comida. O problema é a falta de adequação destes cardápios, o que os coloca em risco.


É preciso cuidado para não arriscar a vida desses animais alimentando-os demais na época de festas. Assim, seguem dicas para que os pets tenham um feliz natal e réveillon sem ganhar muitos quilos ou acabar sendo intoxicado.

Para evitar que seu animal de estimação ganhe muito peso, alimente-o de forma racional, com guloseimas especialmente preparadas para ele. Um exemplo: não é uma boa ideia dar sobremesas e doces ao seu cão, pois são feitos para seres humanos, contém muito açúcar e podem ser perigosos se ingeridos por cães e gatos em grandes quantidades. Dê a seu cão chocolates especiais preparados exclusivamente para eles.

Cães também adoram ganhar presentes de Natal, principalmente se for petiscos e guloseimas. Se for presentear seu cão com alimentos leve isso em consideração, na hora da refeição reduza a quantidade habitual que ele está acostumado.

Pode ser uma boa escolha usar somente o comedouro para presenteá-lo com guloseimas, pois assim ele insistirá menos em pedir comida aos familiares e amigos. Levar seu cão para uma longa caminhada após as refeições também é uma boa tentativa, para que ele fique mais satisfeito e cansado, diminuindo o interesse pelos petiscos.

Garanta que a árvore de Natal está estável, pois cães e gatos não conseguem resistir a fuçar entre os presentes e brincar com as luzes. Garanta que todas as decorações comestíveis estejam nos galhos mais altos, fora do alcance de seu animal de estimação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário