quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A escolha do brinquedo ideal para seu cão

Se os brinquedos forem oferecidos para o cão desde filhote...


... o proprietário terá em mãos uma ótima arma contra comportamentos caninos indesejados e ainda uma boa forma de interagir e entreter seu cão. Com eles, é possível motivar cães que destroem móveis e objetos a roer apenas os próprios objetos de forma segura e divertida: tornar mais confiantes os cães medrosos e inseguros; acalmar os agressivos; controlar os hiperativos: tranquilizar os que sofrem de ansiedade por separação estimulando-os a se concentrar nos brinquedos enquanto o dono está fora.
Confira o que levar em conta para escolher os brinquedos ideais para o seu cão.


Alguns tipos de brinquedos:

- Bolinhas;
- Disco canino;
- Objetos de borracha (ratinhos, halteres, ossinhos...);
- Brinquedos macios para cães de pequeno porte (bichos de pelúcia, tecidos de nylon ou de    algodão);
- Brinquedos mais resistentes para cães de porte grande (borracha maciça, cordas, nylon  rígido);
- Objetos feitos pra serem roídos;
- Quebra-cabeças para estimular o raciocínio;
- Dispensadores de comida recheados de comida canina ou frutas.



Cuidados:
Sempre supervisionar o estado dos brinquedos, pois alguns soltam partes ou se espedaçam, aí é necessário trocar o brinquedo antes que eles engulam as partes. Na falta de instrução por parte do fabricante, pedir orientação ao adestrador, veterinário ou criador com experiência.



Dicas:
Considerar o tamanho do cão, pois um brinquedo grande pode desinteressar um Pug, já um objeto pequeno pode ser engolido facilmente por um Golden Retriever trazendo graves consequências. 

Tentar perceber qual brinquedo agrada mais o cão, pois ele pode gostar mais da textura ou da cor de um objeto do que a de outro. Ficar sempre atento aos ossinhos, pois o cão pode engasgar ou sufocar se tentar engolir.

Levar em consideração a raça e o instinto do cão: raças que buscam aves gostam de perseguições, brinquedos que voam ou flutuam na água são ótimas escolhas. Já as raças de caça de pequenos animais preferem bolinhas. E as de guarda gostam de cabos de guerra, além de brincadeiras de perseguição.

Atenção!
Se houver mais de um cão, pode haver disputas por um mesmo brinquedo e gerar conflitos por posse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário